quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

6 dicas para o seu bebê ter uma noite de sono tranqüilo


Quando o bebê começa a ter um soninho mais sossegado, sem muitas interrupções durante a noite, é uma alegria não só para os pais, mas para a criança também. Afinal, uma boa noite de sono é essencial para o bom desenvolvimento do bebê. E a melhor forma de conseguir isso é criando rituais que ajudem o seu pequeno a adotar uma rotina. Nós separamos 6 deles que você pode começar a praticar já aos dois meses de idade do bebê. Confira:

Dê um banho no bebê antes de dormir: a água morna já ajuda a relaxar e deixar a criança mais calma, e os cheirinhos (como de camomila) também podem fazer parte. Só evite este passo se o seu bebê odiar a banheira ou ficar muito agitado durante o banho.

Faça uma massagem: seja no banho ou durante a troca da fralda, você pode fazer uma massagem no seu bebê – utilizando as técnicas da shantalla, por exemplo – com óleos relaxantes (formulados para bebês). Se o seu filhote não fica incomodado com a massagem, ele vai adorar e pode até tirar uma soneca.

Hora da higiene: mesmo se o banho não fizer parte da rotina, lave o rosto e as mãozinhas do bebê, troque a fralda e limpe as gengivas com uma gaze ou fralda macia e úmida. Cuidar dos dentes desde cedo é muito importante e ajuda o seu filho a, no futuro, se acostumar a escovar os dentes antes de dormir. Colocar o pijama também é importante, pois dá a idéia da “hora de dormir”.

Converse: a hora de dormir é perfeita para os pais estreitarem os laços com a criança. Mesmo se o seu bebê só tiver alguns meses de vida, ouvir a voz da mãe ou do pai ajuda a acalmar e o faz entender que ele não está sozinho. Se não souber o que falar, tente recapitular o dia do pequeno.

Leia uma história: se o seu filhote já for maiorzinho, é hora de trocar a conversa por uma boa historinha. Além de passar um tempo a mais com o seu bebê, a leitura o ajuda a aprender palavras novas e enriquecer o vocabulário, incentivando a inteligência. Ao invés de ler até ele pegar no sono, estabeleça o tempo de leitura, caso contrário ele só conseguirá dormir com a sua companhia.

Cante: uma canção de ninar é perfeita para relaxar o bebê, principalmente se vier acompanhada de um balanço, no colo ou no berço. Cante uma ou duas músicas, e se quiser aproveite para criar a canção de “boa noite”, para o seu filhote saber que quando ela terminar é hora de dormir.


Fonte: BabyCenter

Nenhum comentário:

Postar um comentário