sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Cheirinho de bebê: como escolher os cosméticos do seu filho


Existe coisa mais gostosa que um bebê cheirosinho? Toda mãe adora ver seu filhote limpinho e com cheirinho dos produtos para bebês. Mas em primeiro lugar, a mãe deve se preocupar com a saúde do pequeno, por isso, nada de encher de cremes e loções o seu bebê, pois os cosméticos podem causar alergias.  

Quando ainda são muito pequenos, os bebês têm a pele fina e sensível, mais possível de reação alérgica. O ideal é se limitar aos produtos destinados à higiene: sem perfume ou neutros quando o bebê for recém nascido – o shampoo, por exemplo, deve ser livre de corantes e aromas – e, depois de maiorzinho, os com fragrância.

Outro cuidado é não utilizar produtos destinados a adultos. Os sabonetes, por exemplo, são mais abrasivos, para eliminar a oleosidade da pele, e por isso podem irritar a pele do bebê. Já a proteção solar deve ser feita sempre que o bebê sair à rua, mas só após os 6 meses de idade. O protetor também deve ser para essa faixa etária, já que é formulado com filtros físicos (como o óxido de zinco), menos suscetíveis a alergia. Os protetores comuns são químicos, e podem penetrar na pele do bebê e também causar problemas.

Outro cosmético a deixar de lado é o talco. Usado antigamente para deixar o bebê sequinho e livre de assaduras, hoje em dia é facilmente substituível pela pomada. Além disso, por ser um pó fino, o bebê pode acabar inalando e desenvolvendo problemas respiratórios.

As colônias infantis podem até ser usadas, mas evite nos bebês. Use só quando o seu filhote já for maiorzinho e, ainda assim, depois de observar se ele não fica com alergias facilmente. Evite também as colônias com álcool, que podem irritar a pele. Outros produtos, como o hidratante e o óleo, são supérfluos, e você só deve usá-los caso indicados pelo médico.


Fonte: Meu Bebê (consultoria da dermatologista Carolina Marçon, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia)

Nenhum comentário:

Postar um comentário