sexta-feira, 27 de dezembro de 2013

Mãe de primeira viagem: tire suas dúvidas sobre o banho do bebê


Para mães de primeira viagem uma das situações que geram mais dúvidas é a hora do banho do bebê. Qual é a temperatura certa da água? Quantos banhos devemos dar por dia? Essas e outras dúvidas vamos responder a seguir, confira:

Que produtos usar na hora do banho?
Enquanto o bebê é recém-nascido, o indicado é dar banho somente com sabonete neutro, de preferência de glicerina pura, que não agride a pele fininha do bebê. E nada de xampus, hidratantes e colônias, que serão liberados pelo pediatra somente no tempo certo, ou seja, quando o seu filhote já estiver maiorzinho. O talco após  banho também está proibido, já que é muito fininho, podendo entrar nos orifícios do bebê e provocar infecções, além de problemas respiratórios se aspirado.

Qual a temperatura certa da água?
Nem quente, nem fria, o ideal é que ela esteja morninha, por volta dos 37/37,5°C, próxima à temperatura do corpinho do bebê. Outro cuidado é evitar correntes de ar e mudanças bruscas de temperatura durante e após o banho. Por isso, enxugue e vista o seu bebê de preferência no mesmo ambiente.

Quantos banhos dar por dia?
Um só é o suficiente. Nos dias de muito calor, pode-se dar mais um banho para refrescar, à tarde por exemplo. Mas no inverno a dica é dar somente um banho, de preferência ao meio dia, quando a temperatura está mais quente.

A água do banho deve ser filtrada ou fervida?
Não é necessário, mas você deve estar atenta quanto à limpeza da caixa d’água de onde ela vem. Também não é recomendado jogar álcool na água para “esterilizar”, pois pode provocar irritação na pele.

Como limpar os ouvidos e os olhos?
O ideal é usar cotonetes secos para enxugar os ouvidos, mas somente nas dobrinhas e na parte externa da orelha. Nunca insira cotonetes dentro do ouvido do bebê. Já os olhos podem ser enxugados somente pressionando suavemente uma toalha limpa. Usar soro fisiológico e colírio, só em casos de irritação e acúmulo de secreção, e com recomendação médica.

E as partes íntimas dos meninos e meninas, como limpar?
Nas meninas, a limpeza da área deve ser sempre da frente para trás, e nunca ao contrário, para não causar infecção urinária ou outras doenças causadas pelas bactérias do cocô. Já nos meninos, deve-se limpar atentamente toda a pele da região, sem esquecer nenhum cantinho.

Pode-se mexer no umbigo antes da cicatrização?
Não só pode como deve ser feita a limpeza do umbigo até cicatrizar (entre 7 a 10 dias). Após o banho, limpe com álcool 70%, seque bem e coloque a fralda. Não é preciso fazer nenhum curativo.


Fonte: Bolsa de Bebê (Consultoria do pediatra Dr. Marcelo Reibscheid, do Hospital e Maternidade São Luiz, em São Paulo)

Nenhum comentário:

Postar um comentário