sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

8 dicas para viajar de avião com bebês

Vai viajar nas férias e está com dúvidas sobre como viajar de avião com o seu bebê? Calma. Selecionamos 8 dicas de cuidados para o pouso e decolagem serem tranquilos.

Confira!




1. A partir de que idade o bebê pode viajar de avião?
Se o recém-nascido tem menos de sete dias de vida, entre em contato com a companhia aérea para confirmar a idade permitida para embarque naquela empresa. A maioria delas só aceita crianças a partir de uma semana de nascimento, mas os médicos recomendam que se não for uma emergência, viaje apenas após os dois meses, ou mais. 

2. O que fazer para evitar as dores no ouvido?
Para evitar dores de ouvido ou infecções, é lavar o nariz. Pois com a pressão, a secreção que está na garganta pode subir pela trompa de Eustáquio, que é o canal que liga nariz e ouvido à garganta. A criança sente dores na hora e depois surge a infecção. A limpeza deve ser feita no mesmo dia, antes da viagem. Segundo informações da ANAC, as dores no ouvido ocorrem na fase do pouso. Dica: para alíviar esse sintoma, recomenda-se que a criança mame no peito ou na mamadeira, chupe chupeta ou beba água no copo. 

3. Posso levar minha farmacinha do bebê?
De acordo com a ANAC, a entrada de medicamentos em outros países poderá sofrer fiscalização sanitária. Portanto, leve na bagagem de mão somente o que for necessário para ser usado no período da viagem, sempre com prescrição médica com o nome do paciente e na embalagem original para melhor identificação na hora da inspeção. O que for sobressalente, leve na mala despachada. 




4. Papinhas e mamadeira podem ser levadas no voo?
A regra é a mesma dos medicamentos: somente a quantidade necessária para uso durante o voo e levados na mala de mão, ou na do bebê. O permitido, segundo a ANAC, é levar mamadeiras e alimentos infantis industrializados. Por isso, coloque na sua lista de viagem itens como papinha, leite em pó e a mamadeira. 

5. Meu filho está doente: ele pode viajar?
"Digo que criança doente não viaja, a não ser para ir ao hospital. Um resfriado tudo bem, mas isso pode evoluir para uma otite durante o voo por causa da pressão. No alto, a pressurização muda e quanto menor a pessoa, menos oxigênio ela tem. Essa situação também pode diminuir a imunidade, facilitando a entrada de outras doenças ou piora do quadro", afirma Sylvio Monteiro, médico pediatra, da MBA Pediatria e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). 

6. Quais vacinas o bebê precisa tomar para viajar?
No Brasil, a única vacina necessária em alguns estados é a da febre amarela. "Mas ela só é aplicada aos nove meses. Outra vacina importante é contra a influenza (gripe), dada aos bebês com seis meses", explica o médico. 

7. Como distrair o bebê durante o voo?
Para a viagem ser mais tranquila, amamente o bebê no início da decolagem que ele vai dormir em seguida. Sylvio Monteiro explica que os bebês costumam cumprir o tempo e horário de sono que estão acostumados. "Se for um voo longo, de 12 horas, por exemplo, ele vai dormir por cerca de nove horas e vão faltar apenas três horas. Mas o melhor calmante para o bebê é o colo da mãe.".

8. Antes de comprar o bilhete...
Primeiro de tudo, certifique-se de que você tem a documentação correta para embarcar com seu filho: carteira de identidade ou certidão de nascimento do bebê para voos nacionais e passaporte para viagens internacionais. Opte pelos voos noturnos e os assentos da primeira fileira, já que o espaço é prioritário para crianças em berços e desacompanhadas, além de outros casos como passageiros acompanhados de cão-guia, e oferece maior conforto para colocar, por exemplo, uma cadeirinha de bebê (que seja certificada para uso aeronáutico).


Texto retirado do site GNT. Consultoria da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) e do médico pediatra Sylvio Renan Monteiro de Barros, da MBA Pediatria e da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário