segunda-feira, 16 de dezembro de 2013

Dicas para mães de primeira viagem: como contar o tempo de gravidez?

Há sempre dúvidas sobre a contagem da gravidez. Afinal, contam-se semanas ou meses? Quando uma mãe é perguntada sobre sua gestação, no geral, ela costuma responder em meses, pois é mais fácil para a pessoa identificar. Só quem já passou pela maternidade pergunta “quantas semanas?”. Se você é mãe de primeira viagem e ainda não sabe contar, calma. Abaixo, vamos explicar como funciona. 

O correto é contar em semanas. A contagem em meses não é errada, porém não determina a data real do nascimento do bebê. Para informar sobre a gestação aos amigos e familiares, pode falar em meses, pois é mais fácil para eles identificarem o tempo. Já para a sua contagem, essa sim, deve ser feita igual ao do seu médico: em semanas.


A gravidez dura 40 semanas, ou 280 dias, contadas a partir do primeiro dia da última menstruação. Isso porque não dá para saber com precisão o dia em que ocorreu a concepção (fecundação do óvulo), o que acontece aproximadamente duas semanas após, no caso de mulheres que têm um ciclo menstrual de 28 dias. Caso, a mulher não tenha a data da última menstruação na cabeça, apenas na ultrassonografia que será possível saber qual o tempo de gravidez. O embrião será medido (ou o saco gestacional) e comparado a uma medida referencial. O importante é a mãe fazer o exame até a 13ª semana, pois após esse tempo, os fetos crescem com ritmos diferentes e fica dificil precisar a data.

40 semanas - 2 semanas antes da concepção = 38 semanas = 266 dias.





Venham visitar a nossa loja: www.babettebebe.com.br 


Nenhum comentário:

Postar um comentário