quarta-feira, 14 de agosto de 2013

O sono do bebê: conheça os erros na hora de colocar o pequeno para dormir


Não adianta mamãe. Os primeiros meses do bebê transformam a vida da casa em uma montanha-russa. Eles dormem e acordam, não há rotina e suas noites de sono são interrompidas. Mas, calma, isso é fisiológico mesmo. Entre os três e quatro meses de vida, o pequeno ainda não desenvolveu a capacidade de diferenciar o dia da noite, ou seja, tudo muda na casa. É que a substância que regula o sono, a melatonina, ainda está sendo liberada pelo organismo, só depois dessa fase. Então, é esperar e enc ontrar a melhor maneira para ensinar o seu bebê a dormir. Isso mesmo, ensiná-lo. Não se deve fazer a criança dormir, por isso damos exemplos de erros comuns que os pais cometem nessa hora. Aprenda a corrigi-lo para ter uma noite tranquila!

Falta de rotina

O primeiro passo para um bom sono é criar um ritual. Ele deve começar pelo menos 30 minutos antes da criança ir para a cama. Dê a última mamada da noite já no quarto, com a luz apagada. Você pode usar um abajur fraco ou uma lâmpada incandescente de baixa intensidade (8 watts), de preferência azul. Estudos mostram que essa cor ajuda a acalmar a criança. Coloque-o no berço ainda acordado. Então, cante uma música ou conte uma história, por exemplo. Objetos de transição, como paninho ou bichinho de tecido molinho também tranquilizam o bebê. Em seguida, saia do quarto quando ele já estiver sonolento. Repita esse processo todos os dias, no mesmo horário. Isso dá segurança ao bebê, acredite.

Ninar o bebê

É uma delícia, mas na hora de dormir, atrapalha. Isso porque a criança só vai pegar no sono dessa forma e não sozinha, como deve ser. E toda vez que o bebê acordar de madrugada, os pais terão de embalar o filho novamente. Haja braço! Além disso, se ele pegar no sono no seu colo vai estranhar quando acordar sozinho no berço. Balançá-lo no carrinho ou mesmo dar uma volta de carro pelo quarteirão também são técnicas pouco recomendadas. Só que os pais não podem virar escravos dessa técnica.


Ambiente agitado

Depois das seis da tarde, é hora de acalmar os ânimos. Nada de brincadeiras cheias de ação, nem de TV no último volume. Outro detalhe importante é evitar qualquer tipo de tela (mesmo um vídeo “inofensivo” no celular) quando está chegando a hora de dormir. Isso porque a luminosidade interfere na produção de melatonina, que é fundamental para uma boa noite de sono.

Dar colo

O bebê acordou de madrugada? Espere alguns instantes antes de pular da cama. As crianças costumam resmungar sozinhas enquanto dormem, é normal. Se ele realmente estiver acordado e chorar, atenda o chamado em seguida. Mas não precisa pegá-lo no colo ou acender a luz. Faça um carinho, converse com o bebê, dê a chupeta (se for o caso) ou o objeto de transição.

Soneca fora de hora

Até o final do primeiro ano, o bebê dorme em torno de 12 a 14 horas por dia. Mas isso não quer dizer que seja ininterruptamente: ele pode dormir de oito a dez horas de noite e também fazer algumas sonecas à luz do dia, por exemplo, já que o tempo de sono de cada criança varia. Algumas fazem sonecas curtas, outras bem longas. O importante é deixar que ela durma o quanto quiser. Aos poucos, a criança mesmo demonstra que está irritada e que precisa de um descanso. Mas a soneca também exige rotina: coloque o bebê para deitar sempre nos mesmos horários, seja no fim da manhã ou depois do almoço. Não é preciso escurecer o ambiente, para que ele aprenda a diferenciar o dia da noite. A única ressalva é que o soninho do dia não deve ser muito próximo ao horário de dormir, para que isso não interfira no descanso noturno. Se o seu filho dorme por volta das 20h, por exemplo, tente adaptar a soneca para até às 16h, no máximo.


Fonte: site Revista Crescer - Editora Globo

Nenhum comentário:

Postar um comentário