segunda-feira, 5 de agosto de 2013

Como lavar as roupas dos bebês: siga as dicas!

Uma das maiores preocupações das mamães é de como lavar as roupas dos bebês, principalmente as dos recém nascidos. O ideal é organizar uma rotina desde antes do nascimento para não ter problemas quando ele chegar em casa. A mamãe deve começar a se preparar lá pelo sétimo mês de gestação lavando todo o enxoval, já que nessa fase a gestante tem ainda disposição.

A forma de lavagem é simples. Para começar, dispense produtos químicos usados para a lavagem de roupas dos adultos. Até mesmo os produtos infantis não devem ser utilizados nessa fase, somente a partir do quarto ou quinto mês, quando a pele do bebê fica mais resistente.

Para os recém-nascidos, o mais recomendado é o sabão de coco ou neutro, que tem menos ácido e perfume na composição, evitando assim alergias. Nada de amaciantes, alvejantes, sabão em pó comum ou removedor de manchas.

Quanto à maquina de lavar não há contra-indicação, porém para as peças mais delicadas, prefira a lavagem à mão. O mais importante é caprichar no enxágue para que não fiquem resquícios do produto no tecido.



Como o processo de lavagem do recém-nascido é diferenciado, algumas mães preferem não juntar a roupa do recém-nascido com as do resto da família. Esse cuidado também ajuda a evitar que a sujeira da roupa dos adultos entre em contato com as peças do bebê.

DICA: COMPRE UM BALDE PARA USO EXCLUSIVO DO BEBÊ, FAÇA O MESMO COM OS BALDES DE LIMPEZA E PANO UTILIZADOS NO QUARTO.


Para preparar as roupas antes do bebê nascer e nos 3 primeiros meses, lave com sabão de coco e use o amaciante,

Segue abaixo um passo a passo simples para começar a lavagem das roupinhas:

==>Para balde ou tanque ou maquina de lavar:

1) Adicione o sabão na dosagem recomendada
Para balde ou tanque: ½ tampa para cada 10 litros de água;
Para máquina de lavar: 2 ½ tampas para nível médio - 45 litros ou 3 1/3 tampas para nível alto de água - 60 litros.

2) Dissolva-o bem antes de adicionar as roupas.

3) Enxágue após a lavagem.
Teste de Firmeza das Cores: umedeça um pequeno pedaço da roupa (em uma área escondida) e passe o ferro com um tecido branco sobre a área umedecida. Se as cores não passarem para o pano branco, significa que podem ser lavadas normalmente. Roupas que desbotam ou soltam tinta devem ser lavadas separadamente e não devem ser deixadas de molho.

* Verifique atentamente as instruções de lavagem presente nas etiquetas das roupas, pois algumas exigem processos específicos de lavagem.

DICAS:
Nunca despeje o sabão lavar roupa líquido diretamente sobre as roupas sem diluí-lo antes na água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário