segunda-feira, 19 de agosto de 2013

Como organizar o batizado do seu bebê: confira as dicas

O batizado é um sacramento católico e um dos mais importantes para quem segue o catolicismo. Toda bebê ao nascer é levado à igreja para receber a graça divina e assim unir-se ao corpo de cristo. É um momento marcante e cheio de significado, pois celebra a chegada da criança ao mundo, à sociedade, além de ser um momento de comunhão, união familiar e entre os amigos mais íntimos. Por conta disso, o batizado deve ser bem organizado, pois o planejamento é fundamental para que saia tudo certinho. No final, o álbum de fotografias ficará lindo e o seu bebê mais próximo de Deus. 


Confira abaixo como organizar esse evento tão bonito e especial:


Idade

Não existe regra para isso, mas a Igreja Católica recomenda que a cerimônia seja feita o quanto antes, ou seja, poucos dias ou meses após o nascimento do bebê. Crianças maiores (a partir de 6 ou 7 anos, mas também varia de acordo com a igreja) recebem outro tipo de preparação para o batismo.


Padrinhos

Bom, tudo começa pela escolha, que, muitas vezes, já se tem os nomes bem antes da mamãe pensar em ter o bebê. No geral, é um casal e os dois precisam ser batizados na igreja e fazer um curso preparatório (breve!) que ensina sobre as responsabilidades com a criança. Ah, os pais também devem fazer.


Igreja

Geralmente, os pais escolhem a igreja na qual foram batizados ou a que a família costuma ir com freqüência. Muitos pais até conseguem batizar os pequenos com o mesmo padre da paróquia, que é muito lindo e emocionante. Após escolher a igreja, marque com antecedência, pois cada igreja possui um calendário de batismos. Algumas delas fazem batismo individual e, em outras, coletivo quando vários bebês são batizados ao mesmo tempo. Informe-se sobre os horários da cerimônia. Para a cerimônia, convide os mais próximos.

Roupa

O mais tradicional e apropriado são as roupas de cor branca, pois representa a pureza. O mandrião é o mais comum. Trata-se de uma roupa de batismo, espécie de vestido longo branco, usado tanto por meninos como meninas. A peça costuma ser passada de geração para geração. Outro costume é a madrinha providenciar a roupinha, caso não haja a mandrião da família. Mas não é regra!


Recepção

A recepção costuma ser para familiares e amigos mais íntimos e como ela será depende do horário da cerimônia e da vontade da família. Não é obrigatório fazer festa, mas é especial receber os convidados para uma recepção. Os pais podem oferecer um almoço, brunch, bolo e doces ou um chá da tarde. Se não puder fazer um grande evento, convide apenas os avós da criança e os padrinhos para a celebração.

Lembrancinhas

Se quiser seguir um clássico, opte pela Água benta. Ela é quase obrigatória nos batizados. Outras lembrancinhas também são super bem vindas como os santinhos, anjinhos, terços ou qualquer outro símbolo católico.

Exemplo básico e lindo para um mimo: kit com água benta e mini terço

Nenhum comentário:

Postar um comentário