sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Dica de filme: “O Renascimento do Parto”, de Érica de Paula e Eduardo Chauvet

“O Renascimento do parto”. Está aí um filme para aquelas mulheres que sempre sonharam em ter um parto normal e encararam a nova face da realidade obstetrícia brasileira e também mundial: o sistema médico só visa a cesariana. O crescimento alarmante desse procedimento inspirou os cineastas, Érica de Paula e Eduardo Chauvet, a fazerem um filme sobre este cenário que  contradiz tudo o que é recomendado pela ciência hoje. Os partos com intervenções desnecessárias e traumáticas apresentam sérias conseqüências perinatais, psicológicas, sociais, antropológicas e financeiras.



O documentário traz relatos de vários especialistas renomados na área, como o cientista francês Michel Odent, da antropóloga norte-americana Robbie Davis-Floyd e da parteira mexicana Naoli Vinaver, além das mais recentes descobertas científicas que questionam esse modelo obstetrício atual. Mães e diversos   especialistas brasileiros também participam, como Ana Cristina Duarte, Melânia Amorim, Ricardo Jones, Heloísa Lessa, Ricardo Chaves, Fernanda Macêdo, Daphne Rattner, Laura Uplinger, Esther Vilela, entre outros. O ator e diretor de cinema Márcio Garcia e sua esposa, a nutricionista Andréa Santa Rosa também mostram o que pensam sobre esse assunto que está transformando o nascimento em um lucrativo negócio.




 Ótimo filme para refletir sobre como o parto normal é a melhor forma de trazer um bebê ao mundo. No site da película, www.orenascimentodoparto.com.br, há diversos mitos impostos pelo sistema que influenciam a escolha pela cesariana, como “cordão enrolado”, “parto seco”, “não tem dilatação final”, “falta dilatação”, entre outros. Aliás, o site é excelente e tem muitas informações extras. O filme estreou no dia 9 de agosto e ainda está em cartaz. Mamães, pais, e futuros pais, corram para assistir!

Assista ao trailer oficial:







Nenhum comentário:

Postar um comentário