segunda-feira, 9 de setembro de 2013

Leite materno: como tirar e armazenar corretamente e outros cuidados!

Se tem uma atriz que abusa da simpatia é a bela e querida Juliana Paes. Ela sempre esbanja felicidade ainda mais agora em que é mãe pela segunda vez. Em seu Instagram, ela vive postando fofurices de seus filhotes, o pequeno Pedro, 2 anos, e o caçula Antônio, de 1 mês, e dando exemplos importantes como é o caso do aleitamento materno. Recentemente, ela publicou uma foto que é um incentivo às mães que ainda franzem a testa quando tocam nesse assunto. Na legenda ela diz: "Meu banco de leite e minhas olheiras! #felicidade". 

"Meu banco de leite e minhas olheiras! #felicidade", declara Ju Paes no instagram

Assim como ela, várias mulheres também vivem essa angustia de ter que conciliar trabalho com os primeiros meses de vida dos bebê, período onde a amamentação é muito importante. Portanto, se você vai se ausentar um pouco de casa ou voltar da licença-maternidade e está preocupada com a alimentação do seu filho, pegue o exemplo da Juliana: faça seu banco de leite! O recomendado é amamentar o bebê exclusivamente nos seis primeiros meses. A partir daí, é possível alternar a mamada com novos alimentos. Mas nem todas as mães podem ficar seis meses em casa, já que algumas têm apenas quatro meses de licença-maternidade. Se esse é o seu caso, mas não quer abrir mão do aleitamento, existe solução. Basta fazer retirar o leite e armazená-lo para dar ao bebê ao longo do dia.

 

Aqui damos dicas como extrair seu leite e alimentar seu filho mesmo de longe!


- O frasco para guardar o leite deve ser de vidro com tampa de plástico, como o de café solúvel. Retire os rótulos e ferva a embalagem por 15 minutos e depois deixe secar sobre um pano limpo.

- Para realizar a coleta, cubra os cabelos com uma toca e use uma fralda de pano ou máscara sobre o nariz e a boca. Lave as mãos e os braços até o cotovelo com água e sabão e as mamas apenas com água.

- Anote na tampa dos frascos a data e hora em que realizou a coleta e guarde o frasco fechado imediatamente no freezer ou congelador. O leite congelado deverá ser oferecido à criança em até quinze dias.

Exemplos de potes de vidro que podem ser utilizados para armazenar o leite materno


Fontes: Sônia de Lourdes Liston Colina, pediatra; Sociedade Brasileira de Pediatria (site revista Crescer) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário