sexta-feira, 27 de setembro de 2013

6 perguntas que não se fazem às grávidas: saiba como sair delas com delicadeza

“Estou grávida!”. Essa frase representa uma transformação total na vida da mulher, a começar pela mudança do corpo, humor, hábitos e a preparação para criar um novo serzinho que virá ao mundo... E daí, quando a barriga começa a crescer, eis que surgem algumas perguntas movidas pela magia que a gravidez está envolvida. A curiosidade é grande, todo mundo quer saber e participar um pouco desse momento maravilhoso, porém há um problema: as perguntas inconvenientes. Diante dessa situação, a falta de bom senso impera, e a futura mamãe tem que se virar e levar numa boa as situações embaraçosos. Descubra quais são esses questionamentos e saiba como se livrar do assunto numa boa e passar logo por esse momento saia justa!




Foi planejado?

Se a pessoa conhece a sua família e a sua história, ela sabe se esse bebê foi (ou não) planejado. Então, se ela fez essa pergunta é porque não é tão próxima assim... ou seja, está sendo intrometida. Responder ou não depende de você. Se quiser falar sobre o assunto, tudo bem, mas não deixe de fazer um comentário para demonstrar que ficou surpresa com a dúvida inconveniente. Se não quiser responder, mude completamente de assunto para que a pessoa perceba o tamanho do mal-estar que causou.


Quantos quilos você engordou?

Vamos combinar que ninguém sai por aí perguntando o peso do outro. Imagine só o constrangimento, não é mesmo? Então, por que isso teria que se tornar normal na gravidez? Normalmente, a pergunta já vem acompanhada de outro comentário de alguém que engordou muito ou pouco na gestação. O melhor a dizer é: “Não sei, meu médico está controlando e está tudo bem, obrigada”.

Você já está de 9 meses?

O que a pessoa quer dizer com essa pergunta é: “Sua barriga está tão grande que parece que seu filho pode nascer a qualquer momento”. Diante de tamanha indelicadeza, você pode dizer que a gravidez é contada por semanas e não por meses e que o mais importante é que seu bebê está se desenvolvendo bem, no tempo dele.

Você está grávida de gêmeos?

Essa é uma variação da pergunta acima. A pessoa se assustou com o tamanho da sua barriga e acha que ela tem tamanho suficiente para abrigar dois bebês. Então, respire fundo, pense duas vezes antes de responder. Você pode dizer o que quiser que nada vai chegar aos pés dessa falta de educação. Uma boa ideia é dizer que não, que está grávida de apenas um bebê e que todas as pessoas são diferentes, assim como os corpos, as gestações e as barrigas.

Você pretende ter parto normal?

A gestação é uma fase cheia de planos e mistérios. Você planeja a decoração do quarto, o enxoval, os exames, os cuidados, a nova rotina. No entanto, algumas coisas não são possíveis de planejar. Você pode desejar muito ter parto normal ou amamentar seu bebê exclusivamente, mas na hora H, não dar certo. Diante de tantos desejos, medos e expectativas, por que uma pessoa precisa ser tão curiosa a ponto de atropelar todos os seus sentimentos? A melhor resposta é dizer “uma coisa de cada vez, combinado?”.

Você preferia que fosse menino (a)?

Quando você engravida, o maior desejo é que esse bebê venha com saúde. Você até pode torcer mais por um dos sexos, mas, após descobrir, vai curtir da mesma forma, seja menino ou menina. Responda a essa pessoa que você prefere que seja saudável e muito feliz. Isso, sim, é a sua preferência.


Fonte: site revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário