segunda-feira, 2 de setembro de 2013

Como manter a higiene dos brinquedos de seus filhos e mantê-los livres de germes e bactérias

Brincadeira de criança é uma delícia, mas no final da bagunça, haja paciência para organizar tudo (de novo!). E os brinquedos, protagonistas da festa, ficam espalhados pelo chão, vão do quintal para a sala, da sala para o banheiro, e assim vai. Por isso é tão importante higienizá-los. Os objetos utilizados pelas crianças devem ser limpos com frequência para evitar que os microorganismos se multipliquem a ponto de provocar doenças. O ideal é limpa-los pelo menos uma vez por semana, caso a criança os compartilha com os amiguinhos ou os use muito.


Outro ponto importante é a organização. Armazenar adequadamente os brinquedos ajuda a mantê-los limpos, e também a durarem mais tempo. Guarde-os em caixas, baús, armários, pois além de ser mais prático, também incentiva a criança a guardar as próprias coisas. Para a limpeza, lance mão dos seguintes itens: álcool 70% (encontrado em farmácias), pano ou flanela, sabão neutro, esponja e uma escova de dente ou cotonete para os cantos. Se ainda tiver as caixas dos brinquedos, veja como é feito a higienização dos mesmos. Isso porque, o álcool, por exemplo, pode danificar o material.

Cada brinquedo com sua limpeza! Vamos lá?! 


Pelúcia ou tecido

Podem ser lavados na máquina ou mesmo a seco, em lavanderias especializadas. Mas há também outra técnica para eliminar germes e ácaros: coloque-os em sacos plásticos dentro do freezer por doze horas. Depois, é só deixa-los secar ao sol.

Ursinhos da Babette Bebê

Madeira
Tanto a madeira quanto o MDF podem estragar facilmente e até mofar se mal lavados. Por isso, o ideal é limpar os brinquedos feitos com tais materiais apenas com pano levemente úmido.

Plástico, borracha ou EVA
Limpe-os com álcool 70% ou pano umedecido. Se preferir, dê um banho de verdade com água, sabão e esponja. Deixe secar ao sol. Os brinquedos usados na hora do banho também podem ser higienizados da mesma forma. Mas não esqueça de tirá-los do banheiro, que é um local úmido, depois que seu filho terminar a brincadeira.

Metal
Existe o risco de o brinquedo enferrujar ao entrar em contato com a água, por isso, melhor limpar com pano umedecido com álcool 70%. Se ele não for de ferro, no entanto, você pode usar água, sabão e esponja ou até mesmo colocá-lo na máquina de lavar louça.


Fonte: site revista Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário