segunda-feira, 31 de agosto de 2015

5 dicas básicas para lavagem de roupa do bebê.

O bebê que acabou de nascer tem a pele muito sensível e delicada, todo cuidado é pouco ao colocar a pele em contato com produtos químicos.
É também nesta fase de vida que o sistema imunológico da criança ainda está se desenvolvendo e os anticorpos sendo formados, por isso a importância de uma lavagem correta.
Da mesma forma que tecidos macios são escolhidos para entrar em contato com a pele do bebê, o mesmo princípio deve ser usado para lavar estes tecido. E neste caso a regra é quanto mais neutro melhor:)
Aqui temos 5 dicas básicas para cuidados de lavagem com a roupa do bebê.
1-   Lave as peças antes do primeiro uso
Todas as roupas do bebê, inclusive lençóis, fronhas e toalhas devem ser lavadas antes do primeiro uso para evitar irritações e possíveis alergias devido à presença de poeira, ácaros e fungos. Mesmo que as roupas pareçam limpas, lembre-se que foram manuseadas por várias pessoas enquanto estavam estocadas nas lojas.
“Muitas dessas roupinhas também possuem substâncias como perfume e goma, o que pode causar problemas ao bebê”, alerta a pediatra Monica Soares de Souza, do Conselho Científico do Departamento de Alergia e Imunologia da SBP (Sociedade Brasileira de Pediatria).
2-   Não misture as roupas de bebês com as peças de adultos durante a lavagem
É muito importante lavar as roupas do bebê separadamente e não misturá-las com as roupas de outros familiares da casa.
Para facilitar o processo é indicado até mesmo ter baldes, pregadores e cestos específicos apenas para as roupas da criança, é uma forma de facilitar a organização da casa nos primeiros meses
3-   Utilize sabão neutro
Os produtos utilizados para a lavagem de roupa dos adultos não podem ser os mesmos.para os bebês. O sabão de coco ou um sabão neutro específico para crianças contêm menos ácido e perfume em sua composição, minimizando o risco de alergias, além da maior facilidade de enxague destes produtos, explica Monica.
Para as manchas que são difíceis de sair é importante nunca utilizar produtos que contenham cloro na composição, como a água sanitária. Para aquelas manchas mais difíceis, que sertamente irão surgir a gente recomenda à base de peróxido de hidrogênio (alvejante sem cloro) são uma melhor opção, devido ao produto evaporar com maior facilidade. Porém, ao utilizar produtos branqueadores líquidos ou em pó, o enxague deve ser intenso para que não fique nenhum resíduo nas roupas do bebê. Portanto não exite em enxaguar 3 vezes com abundância de água
4-   Lave as roupas do bebê a mão
A lavagem manual é a mais indicada por permitir uma limpeza um pouco mais detalhada. A pediatra da minha filha recomendou que se preste bastante atenção nas dobras das roupinhas. As roupinhas mais delicadas ou com bordados devem ser lavadas á mão para aumentar a durabilidade. As peças de malha do dia a dia podem e devem ser lavadas na máquina com ciclo de lavagem delicado e molho duplo. Nada de amaciantes que deixam cheiro, nos primeiros 3 meses, quanto menos cheiro, melhor!
5-   Enxague bem a roupa do bebê
O enxague é uma das etapas mais importantes para garantir que todo resíduo de produto tenha sido retirado. “Enxague com bastante água e mais de duas vezes. Essa medida ajuda a evitar coceiras e vermelhidão na pele dos bebês”, recomenda Monica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário